Quando se empreende, é necessário traçar uma estratégia de negócio bem alinhada para que sua marca encontre mais consumidores e possa expandir de forma ordenada e pensada. E para que isso aconteça, é necessário conhecer melhor a sua empresa, trazer atenção a respeito do seu nicho, subnicho e público-alvo. Mas você sabe o que são esses termos e o que os diferenciam?Vamos às definições de cada um:
Público-alvo: através de pesquisas de dados demográficos, socioeconômicos e comportamentais, esta é uma ferramenta poderosa para descobrir para quem as ações de marketing e vendas serão direcionadas.
Nicho: é uma especificação do setor em que sua marca atua. Com essa definição é possível conhecer melhor seu público-alvo e definir melhor seus interesses. Por exemplo: setor de alimentação, nicho de alimentação saudável.
Subnicho: uma especificação ainda maior do setor, o subnicho te aproximará ainda mais do consumidor com alto potencial de compra através da identificação por interesses bem definidos. Exemplo: setor de alimentação, nicho de alimentação saudável, subnicho de alimentação saudável vegana.
Com essas informações bem definidas, você conseguirá chegar a uma persona ideal para a sua marca. Sim, essa é uma outra necessidade para compreender o seu cliente.
A persona será definida pelos dados do público-alvo alinhado com características dos compradores do seu nicho e subnicho. Para defini-la é necessário entender as dores, desejos, tipo de consumo, dúvidas e lifestyle dessas pessoas. Seguindo os exemplos do texto, a persona de um subnicho de alimentação saudável vegana seria:
Joana, uma mulher de 35 anos, solteira, trabalha com publicidade, ganha 10 salários mínimos, mora na cidade do Rio de Janeiro, leva uma vida ativa e busca equilíbrio em sua rotina através de uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares, consome mídias digitais com foco em equilíbrio de vida e meditação.
Agora ficou fácil identificar seu cliente, não é?
Se você ainda tem dúvidas de como identificar algum desses itens indispensáveis no conhecimento do seu consumidor, entra em contato com a gente e vem fazer um estudo aprofundado para encontrarmos juntos todos os itens necessários para que sua marca se conheça e possa encontrar seu lugar definitivamente no mercado.