Ter sua marca gravada na mente das pessoas é o desejo de qualquer empreendedor. Isso é branding na veia! Para ser uma marca Top of Mind, é preciso reunir estratégias e se destacar frente à concorrência.
Esta pesquisa é utilizada por muitas empresas para saber qual é a visão do público em determinado segmento.
Na forma de uma simples pergunta, que rende resultados e análises importantes para as marcas, esse conceito pode te levar para o topo do pódio do seu segmento de atuação.
Mas o que é Top of Mind?
O top of mind, antes de mais nada, é parte importante do trabalho de branding e segundo a tradução, “top of mind” significa topo da mente, ou seja, o que cada indivíduo se lembra primeiro a respeito de qualquer coisa.
Quando se fala em refrigerante, qual a primeira marca que vem a sua mente? E no segmento de eletrodomésticos, lâmina de barbear ou palha de aço? Várias marcas vieram a sua mente, não é mesmo? O trabalho de branding, ou de gestão de marca, é o que garante que você sempre lembre-se da Coca-Cola ou do Bombril, por exemplo, quando é questionado como nos exemplos acima. Essas são as suas empresas Top of Mind.
Cada pessoa tem preferências e marcas enraizadas em seu pensamento. Dessa forma, o Top of Mind é utilizado para medir o que é mais lembrado por determinada parcela da população.
Como usar Top of Mind em pesquisas de mercado?
O uso de top of mind em pesquisas de mercado consiste basicamente em uma única pergunta: Quando você pensa em determinado assunto/segmento/termo, qual é a primeira marca que vem à sua mente?
A marca mais citada é considerada o top of mind daquele segmento. Essa pergunta deve vir logo no início das suas pesquisas, sem que outras perguntas anteriores possam influenciar o entrevistado, pois se no início do questionário de pesquisa, você introduzir outro assunto, citar marcas ou mesmo o seu segmento, seu consumidor pode ser induzido a responder a pesquisa a partir de algum viés. Isso vai contra a ideia de encontrar o top of mind, que deve ser totalmente espontâneo.
Por que é importante conhecer as Top of Mind?
É preciso saber como anda a concorrência em seu segmento e o que é necessário fazer para alcançá-la. Ser lembrado por primeiro tem a ver com qualidade dos produtos e satisfação dos consumidores, afinal, o público só se lembra do que foi muito negativo ou positivo para ele.
Ser lembrado tem a ver com credibilidade, e nada melhor do que ser uma referência no seu meio de atuação. Mas para chegar lá é preciso muito trabalho, investimento em marketing, bom relacionamento com clientes e uma imagem de confiança, obtida com constantes processos e mensuração de resultados.
E, antes mesmo de fazer a pesquisa Top of Mind, é preciso conhecer muito bem o seu público e a jornada dele. Afinal, existem pessoas que sua empresa vai conquistar com maior facilidade e outras que irão demandar mais esforços.
O que fazer com os resultados da pesquisa?
Se você realizou a pesquisa de mercado e obteve os resultados, o próximo passo é trabalhar em cima disso, do que foi falado pelo seu consumidor.
Use as informações que conseguiu para identificar padrões entre seus clientes. Tente encontrar segmentos de clientes em que sua marca é mais forte, mas não esqueça dos grupos que preferem seus concorrentes, esses são importantíssimos.
Elabore estratégias de marketing para cada segmento, buscando sempre manter o cliente satisfeito e inspirar altos níveis de lealdade.
Por fim, esse momento de avaliação das estratégias deve servir para verificar se a estratégia escolhida deve ser continuada ou se é necessário fazer ajustes adicionais com base no feedback do cliente e na análise da marca.
Se você chegou até aqui, então eu tenho certeza de que aprendeu o que é o top of mind e, melhor ainda, vai querer utilizar esse conceito no dia a dia do seu negócio e incorporar essa ideia nas suas estratégias de negócios,pois assim você estará sempre à frente dos concorrentes e cada vez mais inseridos na mente do seu consumidor.
Gostou das nossas dicas? Agora que você já entende o que é Top of Mind, que tal conhecer os nossos serviços? Vamos adorar bater um papo com você e entender como podemos trazer soluções em comunicação que te auxiliem. Se preferir, você também pode contar com nosso time de especialistas em pesquisa. Fale com a gente aqui!