Está na Hora de reposicionar sua marca?
Vamos começar te contando que nem todas as marcas são, hoje, o que elas costumavam ser quando iniciaram no mercado de negócios. Isso é uma realidade. Seja partindo de uma ideia espontânea ou de um plano bem estruturado, o fato é que nenhuma marca nasce como algo pronto e imutável. Mas uma coisa é certa, toda empresa que deseja sucesso precisa ter uma marca forte. O que você faz, então, quando sua marca não é forte o suficiente ou está desatualizada e sem alma? A mudança raramente não é fácil, porém necessária. Para começarmos esse assunto é preciso que fique bem claro que rebranding é tão importante quanto branding. Ninguém pode acompanhar o mercado moderno com a mesma imagem por toda a vida. É normal mudar e mudar aqui quer dizer renascer. Portanto, é um aspecto crucial do marketing reconhecer oportunidades para se posicionar em seu setor.
O que é Rebranding?
Antes de mergulhar mais nesse assunto tão importante, precisamos estabelecer o que realmente é rebranding. Vamos recordar aqui: se branding é um conjunto de ações que visa criar um universo sobre a marca, então, o rebranding tem a função de apresentar um novo posicionamento ao mercado. Quando a identidade visual, naming, ações de Brand Awareness (consciência de marca), entre outros elementos, passam a não refletir mais a imagem pela qual a marca quer ser reconhecida e lembrada, a marca pode ressurgir por meio do rebranding.
Um processo de rebranding adequado, influencia a percepção do cliente sobre o serviço ou produto de uma empresa. Na maioria dos casos, as empresas realizam esforços de mudança de marca para modernizar a marca e fornecer uma conotação mais relevante de acordo com as necessidades de seus clientes.
Você sabe quando é o momento ideal para fazer o rebranding?
É preciso olhar para dentro da sua empresa e entender qual é o momento que estão vivendo. Se perceber que o caminho deve ser de mudanças, é por aí que você deve ir. O processo toma forma, dependendo do objetivo de uma empresa e do que uma organização espera alcançar no futuro.
Precisa ficar muito claro que para utilizar a estratégia não basta apenas querer. Você pode não gostar tanto da sua identidade visual ou achar que ela não é impactante o suficiente para trazer os resultados que se espera, mas é importante considerar que seu público pode não pensar o mesmo. Por isso, recomendamos que você avalie bem suas motivações antes de colocá-las em prática. Vamos a alguns fatores importantes:
- Quando o posicionamento atual não condiz com a nova visão, missão e valores da empresa
Um dos momentos para realizar o processo de rebranding é quando há um desalinhamento entre marca e posicionamento. No processo de crescimento das marcas, esses pontos também podem se transformar ao longo do tempo. E essas transformações podem, não somente, impactar na percepção do público consumidor, como também na dos colaboradores(as) da empresa.
- Quando há risco iminente de falência
O mercado muda constantemente, então um dos fatores que pode motivar o rebranding de uma marca é remar contra esta crise. Não dá pra ficar parado esperando pra ver o que pode acontecer, é preciso agir.
- Quando passar por uma crise de imagem e precisa melhorar sua reputação
A crise de imagem, que é temida por todas as empresas, pode levar direto para o caminho do Rebranding, já que existe o perigo de que se nada for feito, isso pode virar uma crise de reputação, e nenhuma empresa quer passar por esse processo.
- Quando deseja mudar o público-alvo ou nicho
Ao surgir uma nova marca no mercado, com certeza ela já terá um público-alvo para o qual ela foi idealizada. Mas com o passar do tempo e, a partir dos resultados colhidos através de campanhas de marketing, pode ser que se encontre grupos de possíveis consumidores que ainda não estão sendo abrangidos nas estratégias, o que pode demandar um posicionamento bem diferente do que ela pratica atualmente.
- Se fundiu com outra empresa
E precisa mudar para se adaptar a esta nova realidade e identidade. Muitas empresas são compradas por grupos diferentes e adotam novos posicionamentos de mercado até mesmo para se desvincularem da direção anterior. Nesse momento, é necessário um rebranding para dar nova cara, posicionamento e refletir novas estratégias.
Um exemplo de rebranding bem recente foi da empresa Ponto Frio. Uma das marcas de varejo mais famosas e tradicionais do Brasil, a Ponto Frio, recentemente passou por uma grande mudança e um rebranding que alterou até mesmo seu nome, que agora é Ponto.
A ideia por trás do rebranding da marca Ponto Frio era torná-la mais jovem e mais bem-humorada, de forma a aproximá-la mais de um público que gosta de inovação e modernidade.
Se sua marca simplesmente precisa de um rejuvenescimento ou de uma identidade de marca completamente nova para refletir sua evolução, a mudança de marca é fundamental para moldar a percepção correta. Dessa forma, há valor no processo e no resultado final. Tome o rebranding como uma grande oportunidade para fortalecer e reafirmar a identidade e os valores da sua empresa. Igualmente com sua base de colaboradores e com seus clientes.
Que tal começar com tudo no mercado através de um projeto de branding de sucesso? Ou dar um nova cara à sua marca através do rebranding? Entre em contato com a gente, vamos adorar bater um papo com você e entender como podemos trazer soluções em comunicação que te auxiliem. Chama a gente!