Vamos te dizer aqui uma coisa que tenho certeza que você já sabe: o marketing é o pilar para que qualquer negócio/ produto seja visto, consumido e cresça. E então surgiu um novo ponto dessa área, o chamado place branding, e se você nunca ouviu falar sobre ele, nós vamos te contar o que é.
De maneira resumida é a maneira diferenciada de divulgar um local, seja ele um imóvel, seja um bairro, como se fosse uma verdadeira marca.
Com essa estratégia, muitos proprietários, empresas do ramo imobiliário e, até mesmo, prefeituras, estão conseguindo atrair o público e alcançar ótimos resultados. Então, vamos saber mais sobre o que é place branding?
O que é Place Branding
O place branding ou a marca de um lugar é um termo baseado na ideia de que cidades, regiões e qualquer local podem se tornar “marcas” que criem conexões por meio de experiências vividas.
Hoje em dia, cada vez mais as pessoas procuram lugares para passear, viajar e por toda facilidade que o mundo de hoje possibilita, como acesso a vários tipos de meios de transporte, fazem com que os viajantes cheguem ao seu destino sem problemas.
Vendo essa expansão, percebeu-se que era necessário montar estratégias para que a sua cidade/ estado/ país se destacasse e atraísse esse público. E um dos métodos usados para isso é justamente o place branding.
A ideia é divulgar o espírito da região, ao mesmo tempo que todos os seus atributos são valorizados, através de campanhas que mostram as belezas naturais, os pontos turísticos, enfim, os atrativos daquele lugar.
Como surgiu o place branding
O place branding não é uma ideia nova, que surgiu com a modernidade, ele se reflete e busca sua essência nos setores do Marketing que veem que a marca tem sido tradicionalmente entendida como uma estratégia usada na promoção de bens e serviços para provocar resposta emocional dos consumidores, criando conexões e até mesmo fãs do negócio.
Logo, o pensamento do place branding é que qualquer lugar pode ser moldado e gerenciado como uma marca.
Quais são os princípios do place branding?
Envolva todas as partes interessadas no assunto: moradores, empresas, associações e, até mesmo, órgãos públicos são algumas das peças indispensáveis.
Invista na comunicação: a boa comunicação é a alma de todo negócio;
Defina um propósito: este cuidado fará com que o público consiga se identificar com mais facilidade com a sua estratégia;
A conexão com uma marca é algo altamente emocional, e está ligada à experiência do consumidor e percepção de valor, o que vai muito além do ato propriamente dito de comprar.
Esse encontro entre marcas e consumidores, a partir da experiência em um local, tem o poder de trazer uma série de benefícios para ambas as partes.
Como falamos no texto, o place branding é uma tendência muito eficiente para fazer a divulgação de um lugar, cidade e, consequentemente, fazer um bom negócio! Por isso, conhecer essa estratégia é muito importante para saber como utilizá-la no seu negócio.
Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe o que é place branding, que tal conhecer os nossos serviços? Vamos adorar bater um papo com você e entender como podemos trazer soluções em comunicação que te auxiliem. Chama a gente! E se quiser conhecer mais o nosso trabalho clique aqui