Estratégia de marketing: 4 erros que você não deve cometer de jeito nenhum!
Falamos sempre isso: que a importância do marketing para qualquer negócio e em qualquer segmento é absurda. Não tem nem como mensurar o quão importante é. Você sabia que desprezar as técnicas de comunicação com um cliente, pode levar o seu negócio ao esquecimento total, ao limbo do mercado? Ninguém quer isso, né?
No processo de discussão das necessidades de divulgação e de publicidade para aumentar as vendas de uma empresa, alguns erros bobos acabam sendo cometidos, justamente, na pressa de obter resultados, por isso é preciso ter calma e foco no objetivo.
E vamos te contar um segredo: a importância das ações está na qualidade e não na quantidade. Então, vem com a gente que esse texto tá recheado de dicas.
Mas me diz aqui, o que é Marketing?
Antes de começar, é preciso ter algumas informações muito importantes para que juntos possamos te mostrar qual é o melhor caminho a seguir e evitar erros que possam atrasar os processos da sua empresa.
O primeiro ponto é entender que o Marketing é um processo pelo qual a empresa entende o que é o seu produto, o mercado em que ela se encontra e o seu público- alvo, para que assim consiga elaborar estratégias que visem gerar valor em determinado produto/serviço a fim de atrair e se relacionar com os consumidores, atendendo suas necessidades e aspirações.
Dito isso, vamos aos pontos mais esperados desse texto! Se liga!
Com que eu estou falando? É preciso conhecer o seu público-alvo
O primeiro e maior erro dentro do marketing é não conhecer o seu cliente. O seu público-alvo precisa estar muito bem definido e não apenas de maneira genérica. Você precisa ter o máximo de informações sobre ele para garantir o sucesso das suas ações.
Qual a faixa etária? Qual o gênero? O que gosta de fazer no tempo livre? Quais as prioridades? Conhecendo melhor esse público e entendendo o perfil da sua persona, poderá direcionar suas ações de promoção e divulgação, aumentando as chances de conversão.
A verdade é a seguinte: não adianta sair testando ações de marketing sem conhecer para quem você as está direcionando. Você estará apenas gastando dinheiro e energia. Os resultados dificilmente serão positivos dessa forma. A ausência de Pesquisas de Mercado e busca por dados sobre seu público e mercado de atuação podem comprometer o seu negócio. Muitas empresas já nascem fadadas a fecharem em poucos meses, devido ao descuido em relação a esse elemento-chave!
Planejamento? Claro que tem que ter!
A etapa de conhecer a sua persona é apenas o básico dentro do marketing. Não é porque você identificou gostos e comportamentos que deverá sair atirando de diversas maneiras, tentando vender seus produtos ou serviços. Há um caminho para chegar até a conversão.
Tudo precisa ser planejado. Pense em cada passo do seu marketing, por que fazê-lo e, principalmente, o que espera ter de retorno com a ação. Monte sempre um cronograma editorial de conteúdos e ações promocionais para que você possa acompanhar os resultados.
Ignorar o planejamento é muito arriscado, pois ele é essencial para gerar boas ações de publicidade.
Colocar o seu produto (ou serviço) em foco ao invés do cliente
Você já ouviu isso né: “Somos o melhor do mercado”. É o slogan mais obsoleto do mercado, fato! A verdade é que o consumidor não está interessado se o seu produto ou serviço é o melhor do mercado. Ele quer que a sua solução seja a melhor para o problema ou necessidade dele. Então, focar no seu cliente é que vai direcionar as suas ações.
O marketing deve passar a mensagem ao público que poderá tornar a vida dele melhor, que vai resolver suas demandas. Investir só para dizer que seu produto é melhor do que o concorrente nunca será uma estratégia eficaz.
Não analisar as suas ações de marketing
Podemos dizer que o maior erro de marketing é deixar de analisar as ações. Embora pareça algo óbvio, não é raro encontrar empresas que simplesmente se esquecem de avaliar o retorno de cada ideia de marketing. É altamente crucial que o gestor saiba acompanhar, através de indicadores, se as expectativas estão sendo correspondidas e se está havendo retorno pelo tempo e dinheiro investido. Ao se pensar em uma estratégia, deve-se pensar em um objetivo final. E como saber se a estratégia deu certo da forma que se idealizou, alcançou o seu objetivo? Através da análise dos resultados!
Gostou das nossas dicas? Agora que você já entende a real importância da estratégia de marketing e como não errar, que tal conhecer os nossos serviços? Vamos adorar bater um papo com você e entender como podemos trazer soluções em comunicação que te auxiliem. Chama a gente!