Por que eu devo usar a metodologia 5Ps de branding?
Vamos te contar uma coisa que é fato: toda a metodologia gera muitas dúvidas quando a vemos pela primeira vez, é muito normal isso acontecer. Mas uma coisa estranha que acontece hoje em dia no mercado é que existe um grande número de pessoas que não tem expertise, mas criam fórmulas mágicas dizendo que farão você e sua empresa faturar “rios de dinheiro”, quando nem quem ensina a metodologia, consegue esse resultado.
Tudo o que é novo, causa dúvida. Quando falamos de branding muitos acham que é algo caro e é apenas para grandes empresas, mas, na verdade, não é uma coisa e nem outra. Essa metodologia pode ser usada tanto para pequenas, médias ou grandes empresas. Toda empresa grande começou pequena, mas a força da sua marca foi um grande impulsionador para ela se tornar o que é. Isso é Branding!
A verdade é que as marcas de sucesso que cresceram, se destacaram e obtiveram sucesso no seu segmento não focaram somente no produto, no preço ou no serviço, mas sim no propósito, na percepção, no posicionamento e na promessa, entendendo e conquistando pessoas. Isso sim as fez gigantes!
O que são os 5Ps de Branding?
Comecemos com o básico, explicando o que é. Propósito, Promessa, Percepção, Posicionamento e Público (pessoas). Os 5 Ps de branding se resumem a achar esses 5 pontos da sua marca para melhor direcioná-la rumo ao que o mundo espera da sua empresa:
● Propósito, é porque você existe. Sua razão de ser.
● Promessa é porque as pessoas devem comprar de você.
● Percepção é como as pessoas devem te enxergar na vida delas.
● Posicionamento é como a sua marca se diferencia no mercado, como ela quer ser percebida.
● Pessoas é com quem sua marca se conecta e, consequentemente, vende.
Essa Metodologia foi Criada por Felipe Morais, que é sócio da FM Consultoria, e ele explica como chegou aos 5 Ps. Olha só!
“Quando comecei a desenhar a metodologia, entendi que marcas são símbolos carregados de promessas. Estava aí o primeiro P. Depois, lendo o livro de Simon Sinek, “Comece pelo Por quê”, já tendo os livros do Jaime Troiano e Joey Reiman, percebi que o propósito era fundamental para o sucesso de uma empresa. Estava aí o segundo P. Como profissional de planejamento, entendi que esse termo era o que dava a sustentação de tudo, portanto, não era necessário estar na metodologia, mas que posicionamento de marca é fundamental, logo, achava o terceiro P, e indo por essa linha de planejamento, não há como pensar em nada sem que “pessoas” esteja no centro de tudo, sendo esse o quarto P, ou, talvez o primeiro. Então, desenvolvendo um trabalho, eu percebi algo importante, que essa dúvida mencionada com os 4Ps era clara: para uma marca ter sucesso é preciso que a percepção das pessoas seja o que ela realmente quer passar, e aí surgiu o quinto P”.
A seguir detalhamos melhor esses Ps. Vamos lá?
Propósito
Propósito é um conceito enraizado na cultura da empresa. Missão, Valores, Filosofia e Visão da marca são os pilares que sustentam o propósito da marca, que atrelado a uma boa promessa ganham força. O propósito é aquele movimento que realmente a marca acredita. A razão de ser da marca, o porquê ela faz o que faz todos os dias. Toda a marca tem um propósito, mas nem todas o conhecem.
Promessa
Cumprir o que se promete não deveria ser diferencial, mas obrigação. Os atributos racionais e emocionais passam por essa promessa. E cumpri-los, com certeza, fará com que as pessoas acreditem e confiem na sua marca e aí sim, queiram comprar de você.
Percepção
A percepção do que a empresa é, o que vai convencer o consumidor da sua compra, é o que ele entende e enxerga da promessa, propósito e posicionamento da marca. O mais importante da comunicação não é o que a marca fala, mas o que ela pratica e o consumidor vê.
Posicionamento
Marcas bem posicionadas na mente do consumidor são muito mais lucrativas, pois elas não competem por preço e sim por valor. Posicionar marca não é algo tão simples, mas é necessário. O slogan, pode, invariavelmente, ser o posicionamento da marca, não há problemas para isso, mas é preciso que o posicionamento tenha total aderência com a promessa e propósito da marca. O posicionamento deve sempre trazer os diferenciais de mercado dessa empresa, o que a torna única em relação às outras.
Pessoas
É o “P” mais importante de todos e você, como empresa, precisa conversar com ele constantemente, para saber o que pensa, o que sente e como vê sua marca. Literalmente, você precisa entendê-lo.
Essa conexão construída com as pessoas é viva, por isso, é um diálogo que não se encerra nunca. É necessário contato e escuta contínuas para direcionar, mensurar, aprimorar as experiências da marca e continuar surpreendendo seu público e nutrindo essa relação poderosa.
Entender tudo isso e colocar em prática vai fazer muita diferença no seu negócio.
Está gostando do nosso conteúdo?Se quiser falar com a gente, vamos adorar bater um papo com você e entender como podemos trazer soluções em comunicação que te auxiliem. Chama a gente!