Quer saber como descobrir a essência da sua marca e o que fazer com isso? Então fica por aqui que vamos falar tudo nesse texto pra você.
A primeira pergunta é: você já parou e pensou porque o seu negócio existe? Então, vamos começar por esse ponto. Conhecidas também como “purpose-drives”, as organizações com propósito organizacional vêm ganhando cada vez mais market share e crescem até três vezes mais que seus concorrentes.
E tem mais, o propósito de uma empresa é a arma secreta que vai motivar e inspirar as pessoas que trabalham ali, que estão envolvidas nos processos. Traduzindo, cria união e pertencimento, dando aquela vontade de estar ali e fazer a diferença.
Então, propósito empresarial é aquilo em que acreditamos e que verdadeiramente faz o coração bater mais forte. Não se trata só de uma frase de efeito, é a descrição de um objetivo maior, muitas vezes com viés social, destinado a melhorar a vida das pessoas e do planeta.
Por que é importante definir o propósito de uma empresa?
Pois ele dará sentido a toda a estratégia da empresa e tudo aquilo que for relacionado a identidade do negócio, fornecendo parâmetros tangíveis, atuando em cada um que trabalha ali de forma intuitiva. Vamos falar de alguns motivos.
- Mobilizar as pessoas
- Atrair e reter talentos
- Tirar a estratégia do papel
- Ganhar relevância
- Promover crescimento
Como estruturar o propósito de uma empresa?
Antes de saber como estruturar o propósito organizacional, é preciso deixar bem claro aqui que toda empresa surge a partir de um propósito, às vezes até inconscientemente, e muitas vezes não o tem bem definido. Ele está lá, só é preciso descobri-lo e estruturá-lo.
Golden Circle
Para descobrir o seu propósito, existe uma série de ferramentas que podem ser utilizadas. Aqui vamos falar de uma: o golden circle.
O golden circle, na tradução círculo dourado, é composto por três esferas que formam um diagrama com 3 perguntas: “Por quê? Como? O quê?”.
Por quê? É o propósito da empresa, aquilo que justifica sua existência para o mundo.
Como? É o conjunto de processos, que viabilizarão o propósito.
O quê? É o resultado dos processos, mais precisamente um produto ou serviço.
Segundo o escritor inglês Simon Sinek todas as empresas sabem dizer o que fazem, algumas conseguem explicar como fazem, mas poucas sabem o porquê.
Ao criar o propósito organizacional ele deve ser amplamente divulgado aos stakeholders. É preciso que ele seja enraizado.
E, para a sua empresa, qual é o propósito? Como você viu, ele pode resultar em equipes mais engajadas e consumidores fiéis. No caminho para descobri-lo, você pode tentar entender melhor o seu cliente.
Se quiser falar com a gente pra entender mais sobre propósito organizacional, vamos adorar! Nos procure e vamos bater um papo e com certeza teremos soluções em comunicação que irão alavancar seu negócio. Chama a gente!