Você sabe que é Endomarketing? Então descubra agora como engajar seus colaboradores de verdade!
Existem muitas opções para melhorar a interação e o relacionamento com a sua equipe: o endomarketing é uma delas! A ideia de que o colaborador é o cliente número um de uma organização é antiga e faz todo sentido nas empresas que entendem a importância de tê-lo como forte – e principal – aliado de sua razão de ser.
Funcionários felizes conseguem enxergar o lado bom dos problemas que surgem no local de trabalho. Sendo assim, um ambiente agradável permite que os indivíduos tenham relacionamentos pessoais positivos e haja equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
As empresas acompanham o mercado e utilizam sempre de novas estratégias para captação e retenção de consumidores, logo o mesmo também deve acontecer em relação às ações desenvolvidas pelas empresas para estimular os funcionários ao engajamento das causas comerciais e sociais propagadas pela instituição, e é aí entra o Endomarketing.
Mas o que é o Endomarketing?
Endomarketing, que significa marketing interno, diz respeito a um tipo de marketing que enxerga o colaborador como cliente interno da empresa, e que realiza uma série de ações para conquistá-lo, retê-lo e fazê-lo um propulsor da marca e dos produtos comercializados. Tem como objetivo conscientizar, informar e motivar os colaboradores. O papel dele é melhorar a imagem da empresa entre os próprios funcionários, resultando em equipes cada vez mais comprometidas com o trabalho e menor rotatividade.
Quais são os benefícios do endomarketing? E por que investir?
São muitas as vantagens ligadas ao Endomarketing e vamos falar um pouco de cada uma delas a seguir:
● Aumento da produtividade: os colaboradores estão alinhados com os valores e propósitos da empresa, então trabalharão mais motivados e aumentarão a lucratividade do negócio;
● Lealdade no trabalho e diminuição da rotatividade: se for criado um espaço de trabalho agradável, o que se consegue é que o colaborador se sinta confortável e confiante de que pode se desenvolver como profissional. Ajuda o gestor a compartilhar objetivos com a empresa e motiva o time a continuar agregando valor aos projetos da área.
● Atração de talentos qualificados: as empresas que decidem apostar nos seus funcionários conseguem atrair os perfis mais qualificados. A empresa se torna objeto de desejo dos candidatos.
● Feedback e promoção de novas ideias: se os seus colaboradores sentirem que estão em uma empresa que valoriza seu trabalho, estarão mais dispostos a se envolver e compartilhar seu ponto de vista sobre as ;
● Melhora na comunicação interna: no local onde o endomarketing é praticado, existe muito mais fluidez na comunicação entre áreas, assim como a tranquilidade da equipe com as informações passadas pelo RH;
● Qualidade do trabalho e resultados obtidos: os funcionários se sentem parte dos objetivos da empresa e trabalham mais para alcançá-los.
Quais ações podem ser utilizadas no Endomarketing
O Marketing Interno pode ser praticado em tarefas específicas ou inserido na rotina do dia a dia. As ações tendem a ser combinadas para criar a melhor estratégia, de acordo com as necessidades de cada ambiente de trabalho.
Eventos Motivacionais:
São palestras ou cursos que fazem com que o colaborador se sinta engajado a bater uma meta, a vender um novo produto ou a participar de algum novo posicionamento da empresa de maneira efetiva.
Eventos de Integração:
Sabe as festas de final de ano? Então, elas e até mesmo grupos de corrida podem estimular o trabalho coletivo entre as equipes. Os eventos pontuais de integração são bastante utilizados para fazer com que os setores interajam entre si e transformem, de maneira informal, objetivos individuais ou setoriais em metas organizacionais.
Ofereça treinamento:
Equipes mais preparadas e qualificadas, impactam diretamente na qualidade do produto ou serviço oferecido.
Política de benefícios e plano de cargos e salários:
A satisfação dos funcionários está diretamente ligada ao reconhecimento. Sendo assim, uma ideia é incentivar os colaboradores por meio de benefícios além dos que já são previstos legalmente. O oferecimento de bolsas de estudos, de uma viagem ou até de um happy hour para funcionários, ou mesmo mostrar o reconhecimento é por meio de um plano de cargos e salários.
Então, com este artigo, deixamos claro que o endomarketing é uma peça fundamental para quem busca colaboradores engajados, produtivos e felizes.
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