Skip to content

Employer branding

Employer branding: entenda como ele pode impactar seus colaboradores

Você sabia que o employer branding é muito mais do que conjunto de ações para os colaboradores de sua empresa a fim de promover maior bem-estar, engajamento e retenção? Nós vamos te contar tudo aqui nesse artigo. Então, cola aqui com a gente!

Em um cenário onde os talentos são cada vez mais valorizados e disputados pelas empresas, o employer branding ganha cada vez mais espaço. Para atrair os melhores talentos do mercado de trabalho, as empresas têm apostado em diferentes estratégias que vão além de um simples processo de recrutamento e seleção. Afinal, hoje em dia quem escolhe a empresa é o candidato, e não mais o contrário.

Para ter consumidores engajados em torno das nossas marcas precisamos garantir o envolvimento dos colaboradores com as propostas de valor da empresa. Afinal, são eles que estão na linha de frente, materializando para os clientes os nossos diferenciais. Porém, assim como ocorre com os clientes finais, não é nada fácil obter defensores internamente, aí é que entra o Employer Branding.

Mas afinal, o que é Employer Branding?

A tradução de employer branding já diz bastante: Marca do empregador. Podemos considerar o employer branding como uma estratégia que visa à construção e a manutenção da imagem positiva da empresa. A diferença é que o alvo não são os clientes finais, e sim os colaboradores. O EB está relacionado à gestão de reputação de uma empresa enquanto empregadora. Esta reputação é construída ao longo do tempo e inclui diversas ações e estratégias capazes de criar para a empresa uma imagem positiva diante dos colaboradores, clientes e potenciais candidatos.

Em outras palavras, pode ser definida como a imagem de uma organização como um ótimo lugar para se trabalhar na mente dos funcionários atuais e de potenciais futuros funcionários.

Qual a importância do employer branding?

O LinkedIn — a maior rede social de negócios do mundo — realizou uma pesquisa sobre o comportamento de quem está em busca de uma colocação no mercado e apurou que cerca de 75% das pessoas pesquisam detalhes e características das empresas antes de se submeterem à candidatura de uma vaga.

Não é difícil imaginar porque isso acontece: se estamos mais satisfeitos com o nosso trabalho e temos orgulho daquela empresa, procuramos redobrar os esforços e queremos corresponder às expectativas do empregador. Por isso, já começamos a procurar uma empresa que nos dê prazer em trabalhar.

Em termos financeiros, a principal contribuição de um employer branding elevado é em relação à redução de custos nos processos de seleção e contratação. Com uma boa reputação, a atração de pessoas mais qualificadas é facilitada, reduzindo o tempo e o volume de recursos geralmente demandados nesse tipo de processo. Afinal, ao sair de casa, o bom profissional espera ter um dia produtivo e desafiador. O salário ou qualquer recurso financeiro resultante desse comportamento funciona para ele como uma consequência do prazer em desenvolver um serviço de qualidade.

Quais são as melhores estratégias de employer branding?

Implementar a chamada marca empregadora com sucesso exige planejamento. Isso garante que ele não seja mais uma iniciativa implantada com entusiasmo e abandonada por não produzir o efeito esperado. Em primeiro lugar, lembre-se de que, assim como acontece com o branding, o que funciona nessa área é um conjunto de iniciativas, não ações isoladas. Assim, o primeiro passo é definir os valores que sustentam o negócio. Um projeto de employer branding precisa ser construído a partir dos pilares estratégicos da empresa, ou seja, deve ser orientado pela sua cultura empresarial.

Planejamento

A melhor estratégia é fazer um planejamento, documentando o que pode ser feito a curto, médio e longo prazo. A definição das iniciativas deve considerar os objetivos, mas também os recursos disponíveis, o cronograma (deve ser viável, baseado em dados reais) e os indicadores que serão empregados na mensuração dos resultados. Não se descuide desta última etapa, uma vez que sem acompanhar os KPIs adequados é impossível avaliar a efetividade das ações.

Foco

É óbvio que o ideal é ter políticas apropriadas de remuneração e de capacitação para todos os níveis da empresa, mas é fundamental definir grupos que precisam ser priorizados, justamente por terem uma função estratégica para o sucesso da operação. É impossível elevar a reputação da empresa como empregadora sem obter o engajamento da liderança. Os gestores de cada área têm um papel fundamental nesse processo, até porque são eles que obtêm o feedback direto dos colaboradores.

Experiências

Marketing de experiência é algo cada dia mais valorizado nas estratégias das empresas, porém muitas se esquecem de avaliar o que acontece no dia a dia de trabalho das equipes.

Ainda que para as empresas as pessoas representem funções diferentes, a verdade é que o seu colaborador deve ser visto como um consumidor potencial da marca. Isso implica que ele deve ser o primeiro a validar as suas iniciativas.

Tenha em mente, também, que os resultados não vão aparecer de uma hora para outra. Employer branding é um projeto de longo prazo. E, para que a implementação seja bem-sucedida, é preciso definir e entender os valores que sustentam aquele negócio.

Que tal começar com tudo no mercado através de um projeto de branding de sucesso? Ou dar uma nova cara à sua marca através do rebranding? Entre em contato com a gente, vamos adorar bater um papo com você e entender como podemos trazer soluções em comunicação que te auxiliem. Chama a gente!

ÚLTIMOS POSTS

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS