Você sabe a diferença entre Logotipo, Identidade visual e Marca?
Você já deve ter ouvido algo parecido por aí como: ‘a marca da minha empresa’, ou ‘gostei desse logo’, ou ainda ‘a identidade visual deles mudou’. Mas afinal, você sabe a diferença entre marca, identidade visual e logo?
Muitas pessoas e empresas chegam até nós interessadas em desenvolver uma identidade visual. Esclarecer as diferenças entre um projeto de expressão visual e um projeto de branding faz parte das nossas primeiras conversas.
Esses termos fazem parte do mundo do design e é comum até mesmo pessoas da área não definirem com clareza a diferença entre eles, pois os três termos estão muito interligados. Mas na verdade são produtos completamente diferentes, que nascem de processos diferentes. Vamos falar sobre cada um deles por aqui. Então, vem com a gente!
O que é Logotipo?
Ele é um elemento único, que se utiliza da grafia, das cores e símbolos para dar cara e personalidade ao nome de uma empresa ou produto. É uma das formas de distinguir uma MARCA num mundo tão competitivo, cheio de elementos gráficos que tentam atrair a nossa atenção todos os dias.
O logotipo é uma parte da marca, que deve aparecer nas peças gráficas feitas pela empresa. Por exemplo, o símbolo de uma empresa não é a marca em si, mas representa o conceito que a empresa deseja associar à sua marca, como é a Apple.
O que é Identidade Visual?
A identidade visual é uma outra parte da marca. Então, podemos dizer que ela é um conjunto de elementos gráficos (ícones, fontes, cores, formas) responsável pelo sentido da visão de uma marca, é a interpretação visual de tudo o que a marca é. Ela se inspira no design do logotipo para criar outras diversas peças de comunicação. A Identidade visual irá mostrar ao público os valores, a personalidade e as características de uma empresa, produto ou serviço, através de core, símbolos, fontes, mas em uma escala bem mais ampla do que o logotipo. Ela está presente, por exemplo no design de uma loja ou no site da empresa, até mesmo em um catálogo, folder. Ela abrange o universo de manifestações de comunicação da marca.
O que é Marca?
Já a marca é representada graficamente pela logo e pela identidade visual. Compreende o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores, ela é a ideia ou imagem que as pessoas têm em mente quando pensam no produto, serviços e atividades específicas de uma determinada empresa, tanto de maneira prática quanto emocional.
A marca pode ser conceituada como a conexão entre uma empresa, seu propósito, valores, visão e seus consumidores.
A Marca é única, pois ela é a soma de tudo o que a empresa tem para oferecer.
Então, agora já dá pra saber direitinho o que cada uma delas propõe dentro do marketing, mas vamos recapitular para não ficar nenhuma dúvida.
A Marca é a resposta emocional do cliente ao seu sentimento em resposta à estratégia de Branding.
A identidade visual é a interpretação visual de tudo o que a marca é. Para nós, a manifestação visual é uma das maneiras de tangibilizar aquilo que é construído dentro de um projeto de branding.
O logotipo é o desenho que simboliza e traz o conceito de uma determinada empresa. Se pensarmos na Nike, já sabemos que o símbolo é o logo. Enquanto isso, todas as cores, imagens e texturas utilizadas fazem parte da identidade visual. E, por fim, tudo isso faz parte da marca, juntamente com os demais elementos, como, as músicas e a maneira como a empresa conversa com o público.
Gostou do texto? Agora que você já sabe a diferença entre os três termos, que tal conhecer os nossos serviços? Vamos adorar bater um papo com você e entender como podemos trazer soluções em comunicação e branding que te auxiliem. Chama a gente!