Você sabe o que é Posicionamento de Mercado? Neste artigo vamos conversar um pouquinho e falar tudo sobre esse assunto. Vamos lá?
Começamos com uma perguntinha básica: os consumidores enxergam sua marca como você gostaria?
Basicamente, sua posição no mercado é o seu lugar exclusivo na mente do público, capaz de diferenciar seu negócio da concorrência. Ao se posicionar de forma estratégica, você pode conquistar um espaço de destaque e se tornar líder do segmento. O posicionamento de mercado é responsável por isso: ele alinha a forma como sua marca vem à cabeça do cliente, o que torna fundamental criar estratégias para o seu direcionamento. Da pesquisa de mercado à adoção de ações de marketing e branding, nós vamos falar neste artigo sobre as vantagens de se posicionar nesse mercado cada dia mais concorrido.
Então, o que é Posicionamento de mercado?
O posicionamento de mercado é uma estratégia de branding que foca na percepção do cliente sobre sua marca. Do ponto de vista estratégico, posicionar sua empresa no mercado significa se diferenciar da concorrência e alcançar a liderança, conquistando um lugar de destaque entre os consumidores.
Como escreveu Philip Kotler, em sua obra Administração de Marketing (Prentice Hall, 2000):
“Posicionamento é a ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo”.
Benefícios de definir o Posicionamento de Mercado de uma empresa
Fidelização dos clientes: O principal objetivo é ter um lugar de destaque na mente dos seus consumidores. Dessa forma, ao se posicionar à frente da concorrência, você faz com que obtenha a fidelização, mostrando que sua marca merece a preferência deles. Com isso, o resultado é o aumento da quantidade de vendas que sua empresa pode ter todo mês.
Visibilidade: as marcas líderes em seus segmentos, conseguem se diferenciar da concorrência e ganhar mais espaço no mercado. Ao menor sinal de ameaça, a empresa bem posicionada pode usar seu poder de comunicação para reverter rapidamente o cenário e manter sua reputação intacta.
Aumento da competitividade: A posição que a empresa ocupa no mercado vai determinar o nível de competitividade da empresa em relação aos concorrentes. Dessa forma, quanto melhor posicionada a sua empresa estiver, maior a capacidade dela de superar a oferta da concorrência e ganhar a atenção do público;
Clareza nas decisões: vai ajudar a sua empresa a ter mais clareza na hora de tomar decisões. Isso porque com um bom posicionamento é possível que você conheça bem o seu segmento e o seu público, te ajudando então a traçar metas e realizar estratégias de crescimento, transmitindo a essência da marca e sua proposta de valor, criando verdadeiros fãs da empresa.
O que é mapa de posicionamento?
É uma ferramenta que permite que o empreendedor identifique quais os diferenciais de um produto ou serviço são mais valorizados dentro de seu segmento. Basicamente, é um gráfico de quadrantes criado a partir dos diferenciais mais valorizados pelos consumidores.
Por exemplo, se você tem um e-commerce de moda Masculina focado no público jovem moderno, provavelmente vai competir com as outras lojas com base em diferenciais como alinhamento às tendências e qualidade das roupas.
Nos extremos dos eixos X e Y do gráfico, há características opostas como “menor desempenho X maior desempenho”, “maior preço x menor preço” e “moderno x tradicional”, que indicam os valores de referência. Assim, basta posicionar as marcas que competem nesse mercado nos quadrantes, de acordo com sua pontuação em cada critério. Se a sua marca for percebida como moderna e de alta qualidade na pesquisa de mercado, significa que você está bem posicionado no quadrante direito do diagrama.
Supondo que seu concorrente 1 seja visto como moderno, mas com qualidade inferior, ele estará no quadrante direito de baixo.
Assim você tem uma ferramenta visual para identificar sua posição exata no mercado e entender quais os espaços ocupados pela concorrência
Como fazer um mapa de posicionamento?
- Faça uma pesquisa de mercado e da concorrência;
- Defina qual o core business do mercado;
- Crie o mapa de posicionamento para seu negócio;
- Tenha atenção ao comportamento do consumidor;
- Fortaleça seu posicionamento com ações de marketing e branding.
Cases de sucesso para você se inspirar:
A Amazon é um caso de posicionamento de mercado 100% baseado na experiência do consumidor. A gigante online conseguiu reunir os diferenciais mais valorizados pelos consumidores em qualquer parte do mundo: melhor preço, conveniência, entrega rápida e atendimento diferenciado. De acordo com o CEO, Jeff Bezos, o sucesso da marca se deve à “obsessão pelo cliente”.
A Natura é outro exemplo de posicionamento de mercado que transpira os valores da empresa, conquistando o público pela coerência e autenticidade. A marca se diferencia no segmento de beleza pela promessa de sustentabilidade, beleza livre de estereótipos e associação ao bem-estar, que estão presentes em toda a comunicação. Em sua mais recente proposta de posicionamento, a Natura lançou a campanha “O Mundo é Mais Bonito com Você”, que reforça mais uma vez sua responsabilidade socioambiental.
Com o posicionamento de mercado, você consegue traçar exatamente qual o objetivo da sua empresa e a forma que você deseja que ela se diferencie dos concorrentes. Isso te ajuda a ter mais clareza na forma de agir e estabelecer estratégias para o negócio.
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