Skip to content

O que é Naming?

Você entende a importância de nomear sua marca?

A primeira impressão é a que fica! Você provavelmente já ouviu alguém falar isso, né? No universo do marketing e branding, isso claramente se aplica. Mais do que vender produtos ou serviços de qualidade, ter um nome de peso é bem importante, afinal, ele será um dos primeiros elementos com os quais o consumidor terá contato, e acompanhará a marca em toda sua trajetória.

O impacto de um nome pode influenciar nos resultados diretos de um negócio. Existem casos de marcas que escorregaram na hora de decidir e, por conta disso, não conseguem emplacar. Por outro lado, outras empresas obtiveram sucesso crescente por conta da escolha. Todo processo começa pelo nome. É por ele que as pessoas se referem à companhia do início ao fim de suas atividades.

Então, é fundamental que seja um nome bem trabalhado, não é mesmo?

O que é naming?

Já falamos um pouco acima o que é naming. Trata-se do processo de definir o nome de uma marca para sua empresa. O termo inglês “naming” pode ser traduzido como a criação de nomes para produtos e marcas, e sua finalidade é diferenciá-los no mercado, gerar empatia com o público e cativar o cliente com mais rapidez.

As palavras carregam significados. Não foi uma pêra que caiu na cabeça de Newton, fazendo as pessoas inconscientemente ligarem uma fruta à tecnologia. A Apple é um bom exemplo de naming porque nos remete à inovação, à ciência.

Quais os principais passos para o naming?

Para criar um nome para uma marca que lhe dê vantagem competitiva e a destaque, é preciso levar em conta uma série de fatores, como público, conceito, objetivos, diferenciais, valores, posicionamento e os problemas que pretende solucionar, em outras palavras, o processo de naming é complexo, mas vale muito a pena.

Com base nesses fatores, você poderá montar algo mais assertivo e alinhado com a estratégia de marca da sua empresa.

Impacto: o nome escolhido é imponente? Lembre-se que ele deve se destacar na mente do consumidor.

Concisão: prefira um nome mais curto ao invés de uma opção longa. Ele geralmente conquista um espaço de maneira rápida na cabeça do cliente.

Facilidade na escrita e pronúncia: nomes fáceis de escrever e de falar tendem a ser mais aceitos pelo consumidor, além de fixarem melhor na memória do público.

Sonoridade: repita o nome escolhido em voz alta. Certifique-se que a pronúncia do escolhido não causará nenhuma confusão ou mal-entendido.

Transmissão da mensagem: o ideal é que o nome tenha algum significado e que ele se conecte à marca.

Disponibilidade: durante a escolha do nome, é importante verificar se ele está disponível. Você pode fazer isso através do site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

As etapas de um bom naming

Analise o seu negócio:

você já deve ter em mãos informações sobre o seu público, persona e segmento do mercado. A principal pergunta que deve ser respondida aqui é: o que eu quero comunicar para o meu público?

Mergulhe nas ideias:

libere a criatividade: faça uma lista de nomes e deixe para observar o que é válido ou não mais para frente.

Filtragem:

Filtre as sugestões que estão muito parecidas, repetidas ou que não apresentam significado algum. avalie se as ideias estão de acordo com o que você quer representar.

Análise:

é hora de ver se os nomes escolhidos estão disponíveis e se estão sincronizados com a proposta da marca.

Escolha:

é muito comum, quando se chega neste momento, montar grupos de pesquisa e testes para medir a aceitação do público em relação à sonoridade, memorização e se as impressões estão relacionadas ao posicionamento. Isso pode ser feito com a própria equipe ou em conjunto com o cliente.

Agora você entende melhor o que é naming e como é um processo relevante para que sua empresa se torne mais competitiva e se destaque no cenário econômico.

O que achou do texto? Ainda tem alguma dúvida? Quais os tipos de naming que considera mais relevantes? Fala pra gente!

Semana que vem falaremos sobre “A importância da Experiência do cliente ”, não vai perder, hein. Se quiser falar com a gente, vamos adorar bater um papo com você e entender como podemos trazer soluções em comunicação que te auxiliem. Chama a gente!

ÚLTIMOS POSTS

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS