Quando falamos em comunicação empresarial, não devemos olhar apenas para a comunicação interna, que faz as coisas acontecerem dentro da empresa, mas também para a comunicação externa. A comunicação deve ser pensada de forma estratégica, mas muitas vezes é deixada de lado e muitos erros são cometidos. Erros de comunicação podem custar caro às empresas. Um mal-entendido entre líderes e liderados desmotiva equipes e afeta a produtividade.
A comunicação é uma interação de mão dupla. Quando ela só acontece de cima para baixo, e de forma impositiva, desmotiva a base da pirâmide organizacional, levando a descontentamento, clima ruim e alta taxa de rotatividade dos funcionários.
Por isso, nós destacamos 6 erros de comunicação empresarial que podem prejudicar muito o seu negócio, para você ficar atento e fugir deles de vez!
1- Não usar designers e redatores profissionais para suas redes sociais e site
Por que, na hora de fazer suas campanhas de comunicação, algumas empresas insistem em fazer internamente ou improvisar dando um jeitinho? Nas outras áreas sempre investimos em profissionais habilitados, na comunicação devemos seguir o mesmo caminho. Nunca deixe na mão de quem não saiba fazer, pois isso pode realmente custar muito caro para a sua empresa.
2- Não dar voz e valor aos colaboradores
Um erro de comunicação empresarial que é muito comum é não criar canais de comunicação interna. Se você tem um problema, uma conquista ou uma mudança na empresa, o público interno deve ser o primeiro a saber. A criação de ferramentas de colaboração para a integração de equipes, disseminação da cultura da empresa e, principalmente, receber sugestões, ideias e projetos, pode trazer além de iniciativas inovadoras para a empresa, motivação das equipes.
3- Não contratar profissionais de comunicação para a equipe
Para pensar em campanhas, nome de produtos, logotipo, fazer o slogan, cores, textura ou marca é preciso contratar quem sabe do assunto para modernizar seu logo, pensar nas cores do seu negócio ou mesmo na embalagem do seu produto. É preciso se atualizar com o que está acontecendo no mercado e na maioria das vezes quem está no topo já não domina mais essa técnica como era anos atrás. Hoje existem profissionais capacitados para desempenhar essa função e trazer sucesso para a sua empresa.
4- Não usar as redes sociais de forma estratégica
Infelizmente, ainda nos dias de hoje, ouvimos que as redes sociais não são tão importantes para os negócios. Mas a realidade é outra, pois se trata de uma ferramenta necessária e se usada da forma correta pode trazer resultados muito bons para a sua empresa. Vale lembrar que separar parte da verba para publicidade nas redes sociais é importante para atingir maior número de pessoas. Mídias de massa, como televisão e anúncios em revistas, podem ser caros e ineficientes. Muitas empresas esquecem das mídias sociais, dos blogs e das técnicas de marketing de conteúdo.
5- Não investir em um Planejamento de Comunicação
O planejamento de comunicação é um fator-chave para o sucesso das empresas, e tende a se tornar cada vez mais relevante no mundo de hoje. Comunicação é um INVESTIMENTO super necessário, pois ela vai trazer resultados que são mensuráveis. É preciso pensar nesse investimento no momento em que estiver fazendo o planejamento financeiro da empresa. Não deixe para quando precisar de verba.
O planejamento de comunicação é uma ferramenta de gestão importante, que faz as empresas se anteciparem a cenários, além de poupar tempo e evitar ruídos na equipe. Através dele, é possível organizar todas as atividades de comunicação do ano, criado tempo para que os processos sejam conduzidos de forma assertiva. Se essa etapa não for bem estruturada, então todo o trabalho da área não será bem executado.
6- Não alinhar a comunicação ao público
Alinhar a comunicação ao público é essencial, pois você tem que direcionar toda a sua energia para o público certo. Se não for desse jeito todo esforço será em vão, dinheiro desperdiçado, e não é isso que ninguém quer né? Conhecer o seu público consumidor é tarefa essencial para que a empresa possa construir ações que se conectem de forma genuína com esse cliente, tornando-o fã da marca.
Motivos para investir numa comunicação eficiente
Nós fomos feitos para nos conectar uns com os outros. Mas, se algo interrompe essa interação, é como se houvesse uma quebra contratual. No ambiente corporativo, essa descontinuidade do relacionamento entre empregado e empregador pode representar notícias desagradáveis ao negócio. Organizações com um bom engajamento de funcionários, fomentado por uma comunicação ativa, ganha na redução da rotatividade, aumento da produtividade, financeiramente e ainda reduz erros no local de trabalho.
Está gostando do nosso conteúdo? Se quiser falar com a gente, vamos adorar bater um papo com você e entender como podemos trazer soluções em comunicação que te auxiliem. Chama a gente!